quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Afinal, quais são as diferenças entre uma Banda Sinfônica e uma Filarmônica?

Primeiro vamos à definição de banda: uma banda de música é um grupo formado por músicos que geralmente tocam instrumentos de sopro e percussão. É composta geralmente por flautas transversais, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas (ou saxhorns/sax-trompas em muitas delas), trombones, bombardinos, tubas e percussão de marcha (bombo, caixa, pratos). Se diferencia das orquestras pelo fato de não ter em sua instrumentação o uso de violinos e violas, mas pode incluir violoncelos e contrabaixos, além de instrumentos de sopro encontrados geralmente nas orquestras, como o oboé, o corne-inglês, o clarinete baixo, o fagote e o contrafagote por exemplo. 

A confusão entre os termos filarmônica e sinfônica é causada pela definição de alguns regentes e teóricos acerca do uso dos instrumentos acima citados além dos tradicionais. No século XIX, as orquestras filarmônicas eram mantidas por associações privadas e as sinfônicas por instituições governamentais. Estes termos foram importados pelas bandas de música afim de definir seus objetivos, o que não acontece facilmente. Na Espanha, por exemplo, muitas bandas pertencentes a associações se denominam como sinfônicas, o que em Portugal, seu vizinho, quase não acontece. O único caso semelhante visto por mim em território português é o da Banda Amizade, da cidade de Aveiro, que se coloca como Banda Sinfónica¹.

Particularmente, eu prefiro definir as bandas filarmônicas como aquelas que são mantidas por associação própria, cujo objetivo principal é a manutenção de uma banda e usa a educação musical para este fim. Afinal de contas, a palavra filarmônico vem do grego e significa "amigo da harmonia", "amigo da música". Já as sinfônicas, por carregarem geralmente o viés profissional de seus integrantes, considero como sendo todas aquelas mantidas por órgãos estatais ou até mesmo instituições religiosas, tais como governos, fundações municipais, Forças Armadas e igrejas. E essa definição não tem nada a ver com o instrumental utilizado e o nível técnico dos músicos.

Seguem abaixo alguns exemplos de bandas sinfônicas, seguindo o que foi colocado acima: Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (Brasil), Banda Sinfônica Cidade do Recife (Brasil), Banda Sinfônica Portuguesa e Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (Portugal). Já entre os exemplos de bandas filarmônicas, seguem alguns: Banda de Música Theodoro de Faria (São João del-Rei/Brasil), Banda de Música de Antas (Esposende/Portugal), Banda Filarmônica de Cruzeta (Cruzeta).

¹Em Portugal, há algumas diferenças na acentuação de palavras, por isso a expressão destacada segue a grafia usada por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário