É muito comum quando falamos em banda, vir a nossa mente um conjunto com instrumentos de sopro (madeiras e metais) e percussão. Porém, apesar das semelhanças, alguns tipos deixam de ter alguns instrumentos que foram citados na postagem anterior e, até mesmo, os substituem por outros. Abaixo, veremos alguns dos tipos mais comuns de bandas mundo afora:
Banda de Música
A banda de música é o tipo mais comum de conjunto com sopros e percussão. Nela se utilizam flautas transversais, oboés*, fagotes*, clarinetes, saxofones, trompetes, fliscornes (flugelhorns)*, trompas, sax-trompas (saxhorns altos)*, trombones, barítonos*, bombardinos (eufônios), tubas e percussão.
Tocam, como qualquer tipo de banda, músicas de origem militar (marchas, dobrados, pasodobles), bem como música de concerto, hinos cívicos e religiosos e música popular, de acordo com o país ou região onde está situada.
Tem como origem as bandas militares, criadas a partir do século XVIII, sendo a maioria delas fundada na segunda metade do século XIX e início do século XX. Algumas bandas podem utilizar instrumentos de corda em sua formação, tais como violoncelos e contrabaixos, bem como instrumentos eletrônicos (guitarra e baixo elétricos, teclado e sintetizador) e até mesmo harpa e piano, caso a obra a ser executada exija estes instrumentos em sua composição.
Brass Band (ou Banda de Metais de estilo britânico)
Uma brass band, ou banda de metais de estilo britânico, é um conjunto de músicos que tocam instrumentos de metal e percussão. Tem origem, como dito anteriormente, no Reino Unido, mas sua formação se assemelha às bandas de cavalaria francesas do século XIX, pelo uso de cornetins (cornets) e de instrumentos da família das sax-trompas (saxhorns).
As brass bands geralmente têm um número fixo de integrantes, entre 27 e 29 músicos e são compostas pelos seguintes instrumentos: 1 cornetim (cornet) soprano em mi bemol, 9 cornetins em si bemol, um fliscorne (flugelhorn), 3 sax-trompas (chamados de tenor horn no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia), 2 barítonos, 2 trombones tenores, 1 trombone baixo, 2 bombardinos e 4 tubas (2 em mi bemol e 2 em si bemol) e de 2 a 4 percussionistas.
Tocam um repertório semelhante ao das bandas de música, tendo essa formação maior difusão pelo mundo nos últimos anos, surgindo brass bands em vários países, como Estados Unidos, Espanha, Países Baixos, Suíça, Austrália, Nova Zelândia e Japão.
Fanfare Orkest
Uma fanfare orkest é um tipo de banda comum na Bélgica e nos Países Baixos, porém há a presença delas na França e até mesmo no Japão. São grupos onde a formação é parecida com a de uma brass band, mas ao invés de flautas transversais e clarinetes, temos fliscornes (flugelhorns) como instrumentos principais. Toca um repertório semelhante, tendo muitas peças adaptadas para este conjunto.
Os instrumentos que compõem uma fanfare orkest são: saxofones (soprano, alto, tenor e barítono), fliscornes, cornetim soprano, trompetes. cornetins*, trompas, sax-trompas*, trombones, barítonos*, bombardinos (eufônios), tubas (em mi bemol e si bemol) e percussão.
Marching Band (ou Banda de Marcha)
As marching bands, ou bandas de marcha, são grupos com a mesmo instrumental de uma banda de música, mas, fazem performances utilizando de coreografias, evoluções e a execução de músicas populares durante desfiles. São mais comuns nos Estados Unidos, onde fazem parte de escolas públicas e universidades, e utilizam, além de instrumentos de sopro madeira, instrumentos de metais adaptados à marcha, como trompas de marcha, melofones (como substitutos das trompas), barítonos ou bombardinos (eufônios) de marcha, sousafones ou tubas de marcha (contrabass bugle). Essa formação instrumental serve de base para a criação de bandas marciais aqui no Brasil.
Fanfarra
A fanfarra é um grupo composto por instrumentos de metal lisos (sem pistos ou rotores), com gatilho ou por instrumentos de 1 pisto (com ou sem gatilho). Tem as mesmas características de uma marching band, podendo fazer coreografias e tocando repertório popular adaptado ao desfile. Nela são utilizados cornetas, fliscornes*, cornetões, melofones*, bombardinos e tubas, além de percussão.
Banda Marcial
As bandas marciais são grupos compostos por instrumentos de metal (trompetes, fliscornes, trompas, trombones, bombardinos, tubas) e percussão (bombos, caixas, pratos, quadritons etc.). Possui as mesmas características de uma marching band em suas performances, tendo seu repertório escrito ou adaptado para essa formação. É muito comum no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, onde muitas delas pertencem a escolas públicas e colégios particulares.
*Instrumento opcional.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário