segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Instrumentos musicais e suas categorias

Instrumentos musicais são todos aqueles objetos utilizados para fazer música. Eles podem ser classificados da seguinte maneira:

Instrumentos de Sopro

Os instrumentos de sopro, também chamados de aerofones, são todos aqueles em que é necessária a utilização do ar para que possam funcionar. Nem todos precisam necessariamente que o músico sopre em seu interior, pois possuem outros mecanismos que fazem o ar entrar no instrumento. É o caso do acordeão, do órgão e do harmônio.

Instrumentos de Corda

Como o próprio nome já diz, estes instrumentos precisam de cordas (cordofones), que são acionadas para produzir o som. Existem quatro classificações para os instrumentos de corda: corda dedilhada (instrumento tocado com os dedos), corda friccionada (tocado com um arco), corda percutida (instrumento cujas teclas acionam um martelo que bate nas cordas), corda pinçada (instrumento cujas teclas acionam uma pinça que puxa as cordas).

Instrumentos de Percussão 

Estes instrumentos têm este nome porque o som deles é produzidos através do golpe (percutir) de uma baqueta ou de partes do mesmo instrumento. São classificados em: idiofones (aqueles em que o próprio instrumento produz o som. Ex.: pratos, chocalhos, gongo) e membranofones (aqueles que tem uma pele que é percutida com uma baqueta ou com as mãos. Ex.: todos os tambores, bongôs, congas).

Instrumentos de Teclas

Estes instrumentos possuem um teclado que aciona outro mecanismo que produz os sons. São pertencentes a outras famílias. O piano é um instrumento de cordas (cordofone) e o órgão já é de sopro (aerofone).

Instrumentos eletrônicos (eletrofones)

São todos aqueles que precisam de eletricidade para produzir ou ampliar o seu som. É a categoria mais nova de instrumentos musicais. São exemplos de eletrofones: o teclado elétrico, a guitarra elétrica e o baixo elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário